sábado, 25 de fevereiro de 2012

Renda, a frescura do Verão!

A renda volta outra vez, esta época para nos refrescar do calor que nós tanto esperamos depois deste Inverno frio. A renda inglesa está presente em vestidos, entre outras peças de roupa como as camisas.

A história do bordado teve início quando o Homem primitivo descobriu que poderia usar fios para juntar pedaços de pele para fazer roupas, como processo natural de aprendizagem. Também descobriu que o mesmo fio poderia ser utilizado para fazer padrões decorativos sobre as roupas. O passo seguinte foi a adição de outros materiais como pedras e ossos.
Bordado é a arte de ornamentar os tecidos com fios diferentes, formando desenhos. Esse trabalho executa-se à mão ou à máquina, com agulhas de várias grossuras e feitios, inclusive as de gancho ou crochê.
O bordado, que até então era em plano ou em relevo, tornou-se recortado e rendado, dando origem às rendas. Na Renascença, o bordado assumiu a condição de artesanato puramente decorativo. Já não se limitava a ornamentar as vestes religiosas e civis. Seu uso estendeu-se à decoraçãode interiores, em tapeçarias, estofos para móveis, etc. No século XVII, começou-se a bordar toalhas de mesa e no século XVIII, as roupas íntimas, aparecendo assim o bordado a branco.

 











Para além de dar um ar juvenil, este tipo de renda é fresco para a próxima estação que nos espera. Algumas peças já vistas nas grandes passerelles encontram-se aqui: Alberta Ferretti, Louis Vuitton e Valentino.




E como não podia de deixar, aqui vai mais uma dica para vocês minhas queridas leitoras.






XO, Grace Kelly Jr.

Sem comentários:

Enviar um comentário